O quarto é um ambiente muito especial. Ele diz muito sobre seu dono, que deve se sentir confortável e seguro nesse local. Por isso, a decoração do quarto deve estar alinhada com a personalidade e com os gostos de quem ali vive. Uma decoração que não condiz com as preferências de seu dono, pode se tornar negativa e até prejudicar o seu bem-estar e descanso.

É uma grande alegria quando chega uma bebê na família. Ao descobrir o sexo da criança, os pais já começam a pensar na decoração do quarto. Alguns optam direto pela cor rosa, outros gostam de tons neutros, como o branco. E tem pais que preferem algo mais moderno e criativo. Pensam no berço, na cômoda, na roupa de cama combinando com o restante dos objetos. Nessa fase, toda a decoração do quarto é escolhida pelos pais. Mas os bebês crescem rápido e logo se tornam crianças e adolescentes. 

As meninas desenvolvem sua personalidade e começam, então, a ter suas bonecas e brinquedos preferidos, seus personagens e ídolos favoritos e até as cores e roupas que mais gostam. Querem receber suas amiguinhas em casa e compartilhar com elas o quão legal é seu quarto. Começam a buscar o seu próprio espaço. E, do mesmo modo que a personalidade e os gostos vão se modificando e evoluindo, a decoração do quarto precisa acompanhar essa transformação. E na hora de decorar quarto de menina, nada melhor que os pais contarem com a ajuda e opinião de sua filha, mesmo que ela ainda seja pequena. Lembre-se que o importante é que a criança se sinta bem e confortável em seu quarto e, por isso, a opinião dela deve ser levada em consideração.