Na hora de montar um quarto para menina, é preciso levar algumas dicas em consideração para criar o ambiente adequado para sua filha. Talvez a dica mais importante seja: peça ajuda para a criança e leve suas preferências em consideração! Pois só assim você conseguirá montar um ambiente em que ela se sentirá confortável e tranquila. Já quando pensamos em móveis, o primeiro item que deve ser levado em conta é a cama, afinal, ela é imprescindível para uma ótima noite de sono.

Se sua filha for pequena e estiver na fase de transição do berço para a caminha, você pode optar por uma cama com grades laterais. E para criar um ambiente lúdico, você pode dar preferência para camas temáticas, com formatos diferenciados. Esta cama em forma de casinha é tudo que uma menina quer em seu quarto! Se o quarto for dividido por mais de uma menina, ou se sua filha costuma receber muitas amigas, você deve apostar em uma bicama, e caso o cômodo não tenha muito espaço, um beliche é uma ótima alternativa.

Manter a organização em um quarto infantil é imprescindível, e você pode apostar em opções diferentes do tradicional guarda-roupa para isto. Além da função estética, prateleiras e nichos também são ótimos para manter a organização no quarto de menina. Se você precisa de espaço extra para armazenamento, uma peça prática e funcional é a cômoda, mas se nem assim o espaço for suficiente, você pode apostar em estantes ou gavetas na parte de baixo da cama.

Brinquedos e livros expostos, além de facilitar o uso no dia-a-dia, acabam por se tornar uma decoração extra para o ambiente, trazendo a personalidade da criança à tona. Outros itens que têm aparecido cada vez mais na decoração de quarto para menina, mas que também trazem funcionalidade, são os cestos e as caixas organizadoras, independente do material que sejam feitos, aliam organização e beleza ao decor, e são ótimos para armazenar brinquedos.

A escolha das cores para a decoração de quarto de menina vai depender do estilo que o design irá seguir, clean, romântico, delicado, despojado, contemporâneo, e por aí vai. Uma dica é prestar atenção no tamanho do cômodo, se ele for pequeno, o ideal é apostar em cores claras, pois elas tendem a ampliar o ambiente, mas o contrário também funciona, se você pintar todas as paredes com um outro tom mais escuro, ele também parecerá mais amplo.

Se você preferir não ousar, uma opção é apostar em uma base neutra, e deixar os toques de cores apenas para os objetos. Agora se você quiser criar uma decoração mais expressiva, aposte no contraste das cores ou texturas, porém tome cuidado para criar um ambiente que seja harmonioso.

Quer mais dicas sobre decoração acolhedora, encantadora e agradável? Então, mande sua pergunta nos comentários do post ou pelo Instagram que nós respondemos! Acesse também nosso FacebookPinterest e Instagram.

Fotos: Renata D’Almeida / Móveis Infantis, tapetes, roupa de cama, brinquedos e acessórios: Mimoo Toys