Algumas crianças são enjoadas, preferem comer sempre as mesmas coisas e torcem o nariz para qualquer novidade. A boa notícia é que você pode oferecer uma dieta variada, saborosa e saudável usando dicas e ideias simples, mas cheias de charme para fazer bonito com suas receitas. Use a imaginação para apresentar opções sadias, apresentadas com capricho, para agradar a criançada. Estimule seu filho a provar alimentos novos regularmente. Em breve ele não só irá desenvolver bons hábitos alimentares como se tornar apreciador da boa comida. Saiba que a criatividade na apresentação dos pratos faz toda diferença. Então siga a nossa proposta: vá para a cozinha e prepare um desses quitutes simples e deliciosos com uma apresentação pra lá de caprichosa! Primeiro, comemos com os olhos. Em seguida, vem o olfato e, depois, o paladar. Às vezes, a criança não come um alimento gostoso porque ele foi apresentado de qualquer jeito. Ela olha e não tem vontade de comer, acha que aquilo não é bom, mas pode ser maravilhoso. Portanto, a apresentação do alimento é fundamental. Pode ser uma refeição simples, mas bem apresentada ela, certamente, tem outro sabor.

Você sabia que o sabor dos alimentos está totalmente ligado aos sentidos do corpo humano? Se estamos gripados, por exemplo, a comida fica sem sabor. Isso porque o nosso olfato está prejudicado e a influência deste sentido no sabor é imensa. Quer outro exemplo? Experimente tampar os ouvidos ao mastigar um amendoim: sem escutar o barulho referente à quebra, ele parecerá murcho. Isso acontece porque o que o cérebro percebe como sabor é uma combinação de três sentidos: paladar, visão e olfato.

A criança deve ser incluída nas refeições familiares. Esse comportamento é incentivado porque, além de promover saúde, fortalece a autoconfiança dos pequenos. Tem famílias que conseguem se organizar e comer, todo mundo junto, à mesa. Mas, quando as crianças crescem um pouco e os pais trabalham, esse momento vai ficando mais raro. Horários não batem, agenda corrida, almoços fora de casa. Mas se tem um tópico no qual vale a pena insistir é juntar a criançada, ocupar as cadeiras, tirar do armário a louça mais bacana e comer junto no dia a dia. Afinal, o prazer de senta-se para uma refeição junto com a família é um dos melhores rituais da vida!