Você já parou para se perguntar quais são os alimentos que você associa à sua infância? As respostas seriam do tipo “o bolo da minha avó”, “a torta da minha mãe” etc. Mas as memórias afetivas da geração de pais que nasceram na década de 80 estão também ligadas às bolachas, cereais, biscoitos e todos os doces ultraprocessados que mapearam nossa própria infância. Não é mesmo? E se indagássemos aos nossos filhos a mesma pergunta, o que eles responderiam?
 
Na nova temporada de Chef’s Table, uma websérie e série-documentário indicada ao Emmy nos Estados Unidos exibida pela Netflix, estrelas da culinária do mundo inteiro redefinem a gastronomia com pratos inovadores e sobremesas tentadoras. Prepare-se para ficar com água na boca. Eu só consegui ver o primeiro episódio, o da chef confeiteira Christina Tosi. Não por falta de tempo, mas porque o vi dezenas de vezes em um misto de admiração e curiosidade pela trajetória da chef.  
 
Christina é uma criadora de tendências culinárias, trouxe para suas criações experiências de sua infância resultando em um império culinário próprio. Ela aborda a vida com uma mentalidade caprichosamente inovadora. Chamada de “uma das pessoas mais criativas” pela Fast Company, é autora de três livros de culinária, Momofuku Milk Bar, Milk Bar Life e, mais recentemente, All About Cake (outubro de 2018). A voz de todas as coisas doce, também é jurada na série Masterchef e Masterchef Junior (na FOX). Vinda de uma família em que as mulheres eram apaixonadas pela confeitaria, desde a infância Christina aprendeu com sua mãe e avós a fazer cookies, brownies, bolos e tortas para alegrar a família e os amigos. Ela é chef e fundadora do Milk Bar em Nova York, uma padaria do grupo Momofuku. A casa é famosíssima por fazer receitas que, como a chef mesmo diz, seria o que ela iria querer comer se fosse uma criança. O carro chef é o sorvete e milk-shake de “cereal milk” (leite de cereal) – uma festa em um copo! Isso mesmo, ela usa flocos de milho industrializados para dar saber ao leite que será utilizado em suas receitas. Sabe aquela nostalgia de beber o final do leite com gostinho de cereal? É impossível resistir! 
  
O bolo de aniversário é o bolo de infância preferido de todos! Imagine um bolo de arco-íris de baunilha em camadas com migalhas de bolo de arco-íris, coberto com cobertura de baunilha – é uma festa de aniversário em uma mordida!

O sucesso do Milk Bar, talvez não esteja somente ligado ao sabor, mas em ter despertado uma memória que combina o amor pela confeitaria com os apelos da indústria alimentícia ao paladar infantil — ainda que isso, assim escancarado, possa nos assustar, não podemos negar que também nos deleita. Lembre-se sempre: o consumo equilibrado do açúcar faz bem ao corpo e também à alma!